5 dicas para criar uma campanha nas mídias sociais

Um guia prático para te ajudar na hora de otimizar a entrega dos seus resultados.

Tempo de leitura: 7 minutos

Se você quer desenvolver um negócio que dê resultado no mundo digital, sua estratégia precisa considerar campanhas pagas. Para te ajudar, nós separamos 5 dicas para você levar em consideração na hora de lançar suas campanhas nas mídias sociais.

1. Antes de tudo, defina seu público-alvo

O público-alvo é parte fundamental para garantir o sucesso da sua campanha, afinal de contas, quem deseja atingir todo mundo, vai acabar atingindo ninguém.

Caso você não tenha definido quem é o seu público-alvo, você pode usar como base as informações de público das suas mídias sociais ou site. 

Com essa definição você conseguirá criar mensagens mais assertivas para gerar mais impacto, seja na hora de crescer sua audiência (mais seguidores), seja na hora de gerar mais leads. 

Além disso, você poderá ter…

2. Criativos para mídias pagas

Nas mídias sociais, tudo é visual, por isso na hora de criar seu conteúdo para o público-alvo leve em consideração que tipo de conteúdo ele gosta de consumir:

São imagens estáticas ou um carrossel?
Vídeos longos ou curtos?

Para facilitar esta decisão, leve em consideração que as gerações mais novas (GenZ e Millenials) são mais suscetíveis a conteúdos audiovisuais (vídeos), enquanto as gerações mais velhas (Gen. X e Boomers) gostam de mensagens mais diretas, independente do formato.

3. Estruture um Teste A/B

Você definiu seu público e está produzindo os conteúdos, mas calma…

Só um tipo de conteúdo serve?

A resposta é: “Não sabemos!”

E é por isso que existe o Teste A/B. A dinâmica deste formato de teste é bem simples:

“Propor duas abordagens com apenas UMA mudança, para descobrir qual tem uma melhor performance.“

No caso das campanhas de mídias sociais pagas, estruture um teste que leve em consideração, por exemplo, a conexão do seu usuário. Ou seja, vídeos são mais pesados que imagens, por isso, exigem mais dados para carregar. Se o seu usuário não tem acesso a uma boa conexão ao longo do dia, seu vídeo não atingirá o resultado necessário e você só está perdendo dinheiro.

Por outro lado, considerando criar uma versão do mesmo vídeo em carrossel, ou resumir seu conteúdo em uma imagem única com um bom apelo, vai levar sua campanha para uma audiência dentro de seu público que não conseguiria interagir se ela fosse exclusivamente feita de vídeo.

4. Defina seu objetivo

Ótimo! Agora você tem seu público, criou os conteúdos estruturando um teste A/B para validar a otimização da sua campanha e tudo parece estar pronto para lançá-la, certo?

Errado! O que você pretende atingir com essa campanha?

Novos seguidores? Gerar mais leads? Mostrar sua marca para o mundo? Levar pessoas para a sua loja física?

Definir um objetivo claro para sua campanha será um fator fundamental para, depois que ela acabar, você saber se ela foi um sucesso ou não. No final de cada campanha, sempre teremos os mesmos dados – Alcance, clicks, CTR, custo por click, novos seguidores, etc… – e dependendo do seu objetivo principal, nem todos servem para a sua análise. 

Clicks para o site, em uma campanha cujo objetivo era trazer novos seguidores, é uma “curiosidade interessante”. Assim como novos seguidores quando você buscava mais leads, é, no final, apenas a ampliação do topo do seu funil. 

E para garantir que sua campanha fique dentro do objetivo primário, tenha sempre disposição para “Errar rápido para ajustar rápido”. Dê no máximo 3 dias para identificar se seus objetivos estão sendo cumpridos ou não.

5. Identifique os KPIs / Métricas corretas

Claro que, para medir se seu objetivo está sendo cumprido, são necessárias as métricas e KPIs certos. Em “A Startup Enxuta”, Eric Ries, comenta que nós precisamos fugir das “Métricas de vaidade” e não tomarmos decisões com base nelas. 

De uma maneira bem resumida, vamos pensar que a sua campanha buscava ter mais seguidores. 

Obviamente, você precisa olhar para o número de NOVOS SEGUIDORES. 

Mas chamar sua campanha de sucesso só porque ela trouxe novos seguidores, é quase um erro. 

Comece a olhar também outros dados para saber se, por exemplo, seu investimento “se pagou”, ou até mesmo quanto custa cada novo seguidor (Custo total da campanha / Novos seguidores).

Veja também se estes novos seguidores tem a ver com o público-alvo que você definiu lá no começo de tudo.

Essa nova abordagem permitirá que você melhore sua decisão estratégica, tornando suas campanhas cada vez mais eficientes.

E agora…

Com essas 5 dicas para criar uma campanha nas mídias sociais, você conseguirá trazer mais eficiência para o seu investimento neste pilar do Marketing Digital. Otimizando sua verba para trazer resultados mais interessantes para o seu negócio. 

Aqui na HD.M nossa equipe está pronta para trazer este tipo de inteligência e operação para o seu negócio. Conte conosco para transformar seu negócio, preencha o formulário abaixo, ou mande uma mensagem no Whats! 

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Idealizado por:

Henrique Della Coletta

Fundador da HD.M e especialista em Marketing Digital. Formado pela PUC – SP com pós-graduações em Marketing Digital e Gestão de Reputação na Era Digital. Apaixonado pela criatividade e por entender comportamentos sociais.

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