Marketing de Influência | Estudo de caso
O fenômeno da música, agora é também o fenômeno da NFL, e você tem MUITO que aprender com isso!
Não é preciso dizer que a Taylor Swift é mais que uma cantora, ela é um evento do entretenimento. Em uma pesquisa conduzida em Março de 2023, foi constatado que 53% dos adultos americanos se consideram fans da cantora.
No último dia 10 aconteceu o 53º Super Bowl e a cantora esteve presente para ver o namorado Travis Kelce, tight end do Kansas City Chiefs, ser campeão do torneio deste ano. Graças a ela, este Super Bowl foi o mais assistido na história da NFL.
Neste artigo, nós vamos ver o que é possível aprender com esse episódio icônico na história do esporte.
Com 281 milhões de seguidores no Instagram e 24.8 milhões no TikTok, não dá pra negar que a Taylor Swift alcança muitas pessoas ao redor do mundo e principalmente, tem uma base de fãs muito engajada com a vida da cantora.
Seu poder de influência já tinha dado sinais quando os números da sua última turnê, “Eras Tour”, saíram. Com 470 milhões de ingressos vendidos em 60 shows, foi a primeira turnê na história da música a atingir a marca de mais de 1 Bilhão de dólares em vendas.
Depois que ela começou a participar dos jogos do Kasas City Chiefs quem mais ganhou com a sua presença foi a NFL e o time do seu namorado.
Vamos aos números…
Quando olhamos para a base de fans da Taylor Swift e para a base de fans da NFL, é muito difícil achar um elo que conecte eles. Geralmente, quem gosta da cantora, não cresceu se inspirando no Football Americano ou mesmo assistindo todos os jogos, acompanhando, fazendo estatísticas e tudo mais.
Aqui, a sacada é muito simples:
Encontrar uma forma de contar uma história que conecte quem esta influenciadora está trazendo para perto de você, com o seu serviço ou produto.
No caso da Taylor Swift, foi o amor!
Durante as transmissões foi possível acompanhar não só a cantora aprendendo tudo sobre o jogo com a mãe do Travis Kelce, como foi possível vê-la em alguns takes da transmissão vibrando, se preocupando, torcendo, se frustrando e se apaixonando pelo namorado.
Cada take desse, cada segundinho, foi proposital para criar uma história de amor ao nível “Romeu e Julieta” para toda essa nova base de fã que estava chegando.
Quando você trouxer o público da celebridade para perto de você, lembre-se, “Se não houver motivos para eles ficarem, eles não vão ficar”.
Pensando nisso, a própria NFL e o Kansas City estão se apoiando demais na venda das camisas do Travis Kelce e no podcast do atleta (“New Heights”). Quanto tempo isso vai sustentar o engajamento dos “Swifties” (como a base de fãs da Taylor Swift se chama) é muito cedo para dizer, mas você pode se preparar na hora de falar aplicar o marketing de influência no seu negócio.
Assim como os Swifties foram assistir football americano, os apaixonados pelo esporte foram ouvir Taylor Swift (em média as mídias sociais da cantora subiram 2,5% – Com destaque para o TikTok que subiu 5,37%).
Isso dá um sinal muito claro de que os dois lados se beneficiaram com a relação, e que também os dois lados precisam manter sua nova comunidade engajada. Será que teremos uma música da Taylor com letras no football americano?
Criar essa via de mão dupla não é necessariamente fácil, mas com a ajuda da HISTÓRIA que você vai criar para ativar a celebridade é possível.
Voltando ao nosso estudo, a Taylor Swift não só trouxe adolescentes jovens para frente da TV, ela as trouxe para o lado de seus pais que sempre tentaram convencer suas filhas a assistirem os jogos ao seu lado. Agora elas tem um motivo muito bom para isso! Criando uma conexão muito mais forte que aquela família agora tem, tanto com a NFL, como com a cantora.
Para fazer sentido, a gente escreveu uma versão resumida da história para a NFL e para a Taylor, que se estiverem lendo este texto, podem nos contratar clicando aqui!
Veja como a “via de mão dupla” é construída de uma maneira muito mais pessoal: