Série: Futurando

As mídias sociais
estagnaram?

Recentes atualizações de algoritmo e até possíveis banimentos de plataformas, o mercado está mudando. Será que as mídias sociais estagnaram?

Tempo de leitura: 7 minutos

Em 2020, o então presidente americano, Donald Trump ameaçou banir o TikTok do solo americano alegando potenciais riscos de vazamento de dados de cidadãos americanos para o governo chinês. Hoje o presidente Joe Biden, deu sequência a esse plano e as coisas parecem ser mais sérias do que as falas do ex-presidente. Mesmo eles sendo de lados opostos da política americana.

CEO do TikTok Shou Zi Chew fez um vídeo antes de ser ouvido pela justiça americana endereçando a questão aos usuários e chamando a comunidade.

O CEO da empresa Bytedance (responsável pelo TikTok ) inclusive, foi chamado para responder perguntas do congresso americano que busca encontrar brechas e falhas de segurança de dados de seus cidadãos.

Essa “guerra” da política americana contra a ferramenta tem despertado muitos comentários dos usuários americanos nas redes sociais que inclusive teorizam o envolvimento do CEO da Meta (Mark Zuckenberg) em uma manobra de lobby político devido a ameaça que a mídia social chinesa representa para sua empresa.

Adicionando um tempero…

Recentemente tanto o Instagram, quanto o TikTok, as principais mídias sociais do mundo hoje em dia, anunciaram mudanças em seus algoritmos que desagradaram muitas pessoas, inclusive quem faz das plataformas seu ganha pão, como exploramos no último artigo:

O FIM DO MARKETING DE INFLUÊNCIA?

Todo esse cenário, de mudanças potencialmente drásticas, despertou nossa curiosidade a respeito do mercado de Mídias Sociais como um todo e por isso nós queremos fazer um exercício de “tentar prever o futuro”. Vem com a gente…

A Saturação do modelo

Hoje, imaginar o mundo sem as redes sociais é quase imaginar um mundo sem energia elétrica, e 3,96 bilhões de pessoas depois (número estimado de usuários de redes sociais no mundo) estas plataformas produzem conteúdos sem parar, nos mais diversos formatos, patrocinados ou não, para promover negócios ou entreter as pessoas.

Com as recentes notícias, tanto da atualização dos algoritmos como das demissões em massa nas empresas envolvidas de alguma forma com mídias sociais, ficou claro, para nós, que as próprias plataformas estão chegando em um ponto de saturação, onde seu próprio modelo de negócio precisa ser revisto.

banner_canais digitais

Olhando para trás, é possível perceber que as empresas por trás das mídias sociais estavam muito dependentes dos aportes milionários de seus investidores e hoje, não estão conseguindo se manter de pé, agora que estamos passando por um momento de contração financeira.

A solução: Onerar seus usuários.

Recentemente ferramentas como o Instagram e Twitter anunciaram que passaram a cobrar pelo selo de verificado, e o TikTok por outro lado está passando por um momento de “filtragem” tornando a rentabilização de conteúdos mais difícil com a atualização de seu algoritmo.

Estes são só alguns exemplos da busca dessas plataformas por, ou gerarem outra fonte de renda, ou estancarem seus custos, mas o fato é que este modelo de grandes mídias sociais pode estar saturando e será necessário uma reinvenção. E isso leva a um segundo fator…

A era das mídias de Nichos

Com a geração Z começando a ter protagonismo social e querendo ter uma voz mais ativa, as Inteligências Artificiais possibilitando a criação de plataformas em questão de dias e a ciência de dados trabalhando os dados pessoais de maneira cada vez mais granular poderemos ver no espaço de 5 anos o surgimento de alguns novos players no mercado de Mídias Sociais.

banner-app_devop

Diferente das plataformas que temos hoje em dia, acreditamos que as próximas mídias serão muito boas em trabalhar com nichos específicos, para dar voz às pessoas pertencentes a elas, com algoritmos ou não.

Ainda que hoje em dia já tenhamos isso, acreditamos que no futuro este é um ponto que se intensificará principalmente quando pensamos em algumas recentes polêmicas envolvendo a censura de conteúdos e usuários nas grandes plataformas (não estamos julgando se as mensagens continham Fake News ou não), a “crise” que o mercado de Influenciadores digitais está passando com movimentos como o “De-Influencing” e, como apontamos no primeiro fator, a saturação do mercado que faz com que muitas vozes falem ao mesmo tempo mas poucas sejam ouvidas graças ao algoritmo.

A era dos Ads “ultra personalizados”

A ciência de dados, empoderada pelo Big Data e agora, com o auxílio das Inteligências Artificiais, permite que qualquer negócio entenda seus usuários a um nível quase pessoal.

Alinhando isso, aos constantes avanços tecnológicos e a necessidade de criar mais formas de rentabilizar negócios digitais acreditamos que as ferramentas de Social Media Ads ficarão cada vez mais robustas, chegando próximas a um nível pessoal e até mesmo biológico.

No alt text provided for this image

Hoje, ainda vivemos em um modelo de segmentação muito Demográfico / Geográfico que trabalham com grandes nichos e interesses as vezes genéricos (que muitas vezes são só curiosidades). Com o desenvolvimento de novas tecnologias de monitoramento da saúde por exemplo, carros inteligentes e outros pontos de contato do humano com a máquina, os ecossistemas de dados ficarão muito mais robustos, e com isso, os Ads…

Da forma como conseguimos analisar, ao integrar estes diferentes dados, de diferentes mercados e plataformas, quando os usuários forem para suas mídias sociais (sejam elas de Nicho ou Grandes plataformas) verão Ads muito mais específicos para aquele momento que estão vivendo, pessoal, profissional ou até mesmo clínico.

Essa ultra personalização virá com um preço, seguramente mais caro, para que você trabalhe “só” com Leads qualificados para o seu negócio.

Antes de você ir…

Esse é o primeiro artigo da nova série da HD.M – Digital & Content Marketing – “Futurando” e ele é baseado na análise e opinião da nossa equipe como um todo em relação a notícias e comportamentos, ela não reflete necessariamente a opinião individual de seus membros.

No final, assim que terminar de ler, a gente pode pedir para você comentar o que achou? Nós gostamos de estimular a conversa e aprender com as discussões saudáveis que podem surgir.

Considere também seguir a gente nas mídias sociais e sempre acessar nosso site para ler nossos artigos!

Abraços.

Preencha o formulário abaixo para contar com nossa equipe!

Curtiu?! Deixe sua opinião, compartilhe o texto!

HD.M

Marketing Digital e Conteúdo 

Inscreva-se na nossa newsletter!

Nossa newsletter é mensal e não vamos lotar sua caixa de e-mail! A gente promete que ela é bem interessante!