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Todo mundo quer saber quanto precisa realmente investir para criar campanhas nas mídias sociais e Google Ads. Hoje, vamos resolver este problema! 

Para te ajudar a definir quanto você precisa investir em tráfego pago, vamos abordar três pilares que fundamentam qualquer estratégia, seja visando aumentar seu alcance, seja visando converter e vender mais. Sem mais delongas, vamos nessa!

PILAR 1: SEU MERCADO E SEU NICHO

Independentemente da sua plataforma, seu mercado e seu nicho desempenharam um papel fundamental no seu orçamento. Por exemplo, um escritório de advocacia terá lances mais caros do que um escritório de arquitetura, e o motivo é muito simples: 

  • Mais pessoas buscam ou precisam de advogados do que arquitetos.

 

Desculpem os arquitetos, mas a realidade é que eventualmente as pessoas precisarão de advogados para resolver seus problemas, enquanto menos pessoas precisarão de arquitetos para desenvolver seus projetos por aí. 

Indo além nesta análise, o seu nicho também terá um papel fundamental no seu orçamento de tráfego pago. 

Dentro do Direito mesmo, mais pessoas podem precisar de advogados trabalhistas do que aqueles especializados no tributário e isso, na hora de posicionar campanhas nos veículos de tráfego pago, vai encarecer seus lances.

PILAR 2: O MOMENTO DO SEU CLIENTE

Independentemente do seu nicho, serviço ou produto, no final do dia, seu cliente pode não precisar daquele serviço, naquele momento. E isso vai pesar no seu orçamento.

Vamos usar como exemplo, um hotel à beira da praia no Brasil. 

Não é necessário dizer que a busca se intensifica nos períodos mais próximos de feriados ou do verão, porque praia e sol têm tudo a ver. Desta maneira, nos períodos mais frios, os lances para este hotel estarão mais baratos, pois a procura estará mais baixa.

Isso não significa que o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) será menor, pois você precisará de mais gente entrando no seu site disposta a planejar uma viagem com mais antecedência.

Por outro lado, quando chegamos perto do verão e outros feriados, não só os usuários estão procurando mais por “hotéis pé na areia” como seus concorrentes estão criando mais anúncios para estarem nos primeiros resultados de buscas.

PILAR 3: SEU OBJETIVO

Na hora de lançar sua campanha, qual o seu objetivo?
Mais seguidores? Vender mais? Mais acessos ao site? Downloads de um E-book?

Dependendo do seu objetivo, o orçamento da sua campanha será afetado para mais, ou para menos, vejamos: 

Supomos que você tenha um e-commerce que acabou de começar.

O que você precisa primeiro? Mais seguidores ou mais vendas?

Em uma campanha de vendas, você estará competindo com diversos concorrentes que, assim como você, querem aumentar suas vendas e fazer o negócio lucrar. Por outro lado, nem todos se preocupam em construir uma comunidade ao redor da marca e assim, não criam tantas campanhas voltadas para crescimento do perfil nas redes sociais ou acessos ao site e isso joga o orçamento lá para baixo.

E COMO CALCULAR SEU ORÇAMENTO?

Para calcular seu orçamento, baseado nestes três pilares, precisamos pensar em como estes pilares influenciam nele, por isso, ao invés de termos um número fechado, precisamos trabalhar em um INTERVALO DE VALORES, para você saber o que esperar quando há muita e quando há pouca procura. 

De uma maneira prática, estes pilares irão influenciar o CUSTO POR CLICK (CPC) das suas campanhas e este KPI é fundamental para calcularmos seu orçamento, desta maneira: 

ORÇAMENTO (O) = CUSTO POR CLICK (CPC)  * QUANTIDADE DE CLICKS POR MÊS (QtCM)

Para calcular o intervalo de orçamento que você pode trabalhar nas suas campanhas, podemos pensar na seguinte lógica:

CENÁRIO CONSERVADOR:

Não mexa na fórmula, ela se mantém igual: O = CPC * QtCM

CENÁRIO AGRESSIVO:

Acompanhando clientes do Hub HDM e outros dados de mercado, chegamos na conclusão que estes pilares podem influenciar em até 5 vezes o custo por click das suas campanhas, dessa maneira, podemos calcular o orçamento da seguinte maneira:

O = 5CPC * QtCM

A partir destes resultados, você tem um intervalo saudável para trabalhar seus orçamentos de campanha!

Exemplo prático: Escritório de Advocacia.

Como falamos anteriormente, escritórios de advocacia geralmente são muito procurados nas plataformas digitais e, neste caso, podemos definir que o CPC está entre R$ 3 e R$ 15.

Assim, em um cenário conservador, se quisermos, ao final do mês 1000 usuários novos no site, calcularemos: 

O = 3* 1.000 —> O = R$ 3.000 / mês

Por outro lado, em um cenário agressivo de investimentos, o cálculo será:
O = 15*1.000 —> O = R$ 15.000 / mês

Vale lembrar que, mesmo não dispondo deste orçamento, não significa que você não terá resultados! 

A métrica da quantidade de clicks é, na verdade, um objetivo a ser alcançado e, portanto, é definida por você!

 

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