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O que é UGC? 5 Dicas para entender melhor e usar na sua estratégia

O UGC é uma tendência que veio para transformar o mercado de influenciadores digitais. Hoje, você vai entender e ainda ter 5 dicas para usar na sua estratégia.

 

Tempo de leitura: 10 minutos

No universo do marketing digital, termos novos e complexos aparecem constantemente. Para quem não é da área, ou até mesmo para os profissionais, essas siglas e expressões podem parecer confusas no início. Um desses termos que você talvez ainda não conheça, mas com certeza já viu ou até mesmo produziu, é o UGC.

Mas o que é UGC? Ele significa User-Generated Content, ou seja, conteúdo gerado pelo usuário. Esse conceito está cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital, e acredite: provavelmente você já se deparou com isso nas redes sociais ou em outras plataformas.

O que é User-Generated Content?

Imagine o seguinte: alguém compra um produto, experimenta um serviço, ou visita um lugar, e logo compartilha sua experiência nas redes sociais. Pode ser um vídeo no stories do Instagram mostrando o produto, um review no YouTube ou Tik Tok, ou até um post com fotos detalhadas. Tudo isso é UGC, ou seja, conteúdo criado espontaneamente pelos próprios consumidores.

Por exemplo, se você já fez uma review de produto, postou uma foto no restaurante que acabou de visitar ou até compartilhou um vídeo das suas férias em um hotel, você já produziu conteúdo gerado pelo usuário. Esse tipo de conteúdo, além de ser genuíno e autêntico, tem o poder de influenciar a decisão de compra de outros consumidores.

E não é só sobre produtos físicos! UGC também pode ser aplicado a experiências de serviços como restaurantes, hotéis, parques temáticos e qualquer coisa que envolva um consumidor final. Isso demonstra o quanto esse tipo de conteúdo tem relevância na era das redes sociais, onde as opiniões e experiências de outras pessoas têm grande influência no processo de compra de potenciais clientes.

Agora que você já entende o que é User-Generated Content, vamos te mostrar 5 dicas para usá-lo de forma eficiente em sua estratégia de marketing digital! Vem com a gente! 

5 Dicas para Usar UGC na sua Estratégia de Marketing Digital

1. Incentive seus clientes a criar conteúdo

A melhor forma de gerar User-Generated Content é pedindo! Incentive seus clientes a compartilharem suas experiências nas redes sociais e a marcarem sua marca. Ofereça recompensas, descontos ou participe de desafios. Quanto mais fácil e divertido for para o cliente criar conteúdo, maiores são as chances dele compartilhar.
Quer um exemplo de como pedir? Se você faz vendas online, envie um flyer junto com o produto, solicitando que o usuário faça um storie mostrando o que adquiriu e marcando o @ da sua loja! Quer incentivar mais ainda o compartilhamento? Ofereça 10% off na próxima compra!

2. Republique o conteúdo gerado pelo usuário

Não deixe o conteúdo criado por seus consumidores parado, ok? Use-o para enriquecer suas próprias redes sociais. Quando você compartilha as postagens dos clientes, mostra que valoriza suas opiniões, além de fortalecer a confiança de novos consumidores. Não se esqueça de sempre dar os créditos!

3. Crie uma hashtag exclusiva

Uma hashtag personalizada é uma ótima maneira de acompanhar o conteúdo gerado por seus clientes. Além disso, isso ajuda a centralizar todas as postagens relacionadas à sua marca, facilitando que outras pessoas vejam essas experiências.

4. Mostre UGC em seus canais de venda

Exiba os reviews de clientes diretamente nas suas páginas de produtos ou serviços. Testemunhos e fotos reais criam um vínculo de confiança e aumentam a conversão. Afinal, as pessoas confiam em outras pessoas.

5. Aproveite o UGC também em campanhas pagas

O conteúdo gerado pelo usuário não precisa ser restrito às redes sociais orgânicas. Incorpore esse tipo de conteúdo em seus anúncios pagos. Anúncios que mostram a autenticidade de outros consumidores tendem a ser mais eficazes e trazer melhores resultados.

 

Quer uma dica extra? 

6. Crie conexões autênticas entre o cliente e sua marca para UGC ainda mais orgânico

No mundo altamente digital de hoje, pequenas demonstrações de cuidado podem fazer uma grande diferença. Dedicar um tempo extra para personalizar a experiência do cliente — como embalar o produto de forma especial ou incluir um recado escrito à mão — pode criar uma conexão mais forte e memorável com o consumidor. Detalhes como uma embalagem diferenciada, um pequeno brinde e uma mensagem de agradecimento tornam a compra mais pessoal e incentivam os clientes a compartilhar essa experiência de forma orgânica nas redes sociais. Essas conexões autênticas ajudam a humanizar a marca e a fortalecer o relacionamento com o cliente.

 

Ao aplicar essas dicas, você usará o UGC de forma estratégica para aumentar o engajamento, fortalecer a confiança em sua marca e melhorar os resultados de vendas.

Escrito por:

Maraia Juliana

Coordenadora de Comunicação e especialista de mídias digitais. Apaixonada por entender as tendências de Marketing e comportamento, além de fã número um do RBD.

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HD.M

Marketing Digital e Conteúdo 

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