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SEO & Ads 2.0 A era das buscas por IA

O surgimento da Inteligência Artificial ChatGPT, da OpenAI abriu as portas para um mundo complemente novo e hoje, não só grandes empresas de tecnologia mas Startups também estão desenvolvendo soluções baseadas em Inteligência Artificial.

Tempo de leitura: 7 minutos

Recentemente a Microsoft anunciou a compra de uma parte da OpenAI e a incorporação do ChatGPT ao seu navegador, o Bing (filho do finado Internet Explorer), que recebeu o nome de BingGPT. Não querendo ficar para trás, o Google anunciou que está fazendo grandes avanços na sua IA Bard que será incorporada no navegador da empresa.

Nossa equipe foi convidada para testar o BingGPT e pelo que nós testamos, muita coisa boa vem aí, para explicar melhor, nós preparamos uma lista de 3 motivos porque a Inteligência Artificial nos motores de busca vai REVOLUCIONAR a forma que falamos de SEO e SEM e como se preparar para esse novo momento.

1.    UMA NOVA PLATAFORMA PARA POSICIONAR CONTEÚDOS

Logo de cara o BingGPT deixa claro que ele interage entendendo palavras-chave. A partir do que nós pesquisamos, ele mostra que tirou a parte que contém a informação mais relevante e está fazendo as buscas para você através daquele termo.

Busca - Keyword

(Na busca por uma cantina no bairro do Bixiga ele extraiu as informações mais relevantes)

Na hora de passar a resposta, a ferramenta disponibiliza não só trechos dos sites que ela pesquisou, como os links logo abaixo da sua resposta, para que você tenha a possibilidade de adquirir mais informações a partir de lá.

Dessa forma, a ferramenta cria uma plataforma para conteúdos orgânicos na qual ela mostra os melhores links a respeito daquilo que está procurando. Seja para as palavras-chave de cauda longa ou cauda curta, esta plataforma é mais uma que deverá ser adicionada à estratégia de Marketing de Conteúdo do seu negócio.

–> COMO SE PREPARAR?

No final, fica claro que é ESSENCIAL estar entre os 3 – 5 primeiros resultados de busca através de um bom SEO e um site que esteja otimizado para tal. Através do nosso serviço de análise e consultoria SEO você pode contar com um especialista da HD.M para traçar um plano de melhoria e começar já a se preparar para esse novo momento.

2.   TER UM SITE AGORA VIROU (ou voltou) A SER UMA OBRIGAÇÃO

Nenhum, repetindo…NENHUM resultado apresentado pela ferramenta apresentou links de MÍDIAS SOCIAIS (pelo menos quando estamos falando de negócios. Se você tem um perfil no Linkedin, pergunte para o Bing: “Quem é [seu nome]?” e não se assuste), ou seja, o BingGPT prioriza experiencias mais imersivas, fazendo com que o usuário entre em uma régua de aquisição de conhecimento.

Busca - Keyword - Restaurante Japonês

(Mesmo que o primeiro link do saiba mais seja do Tripadvisor todos os textos são linkados diretamente com o site dos restaurantes e ainda, no Saiba mais os demais links são blogs ou até mesmo sites do restaurante)

Esta régua pertencerá aos sites que estiverem com a melhor copy, posicionamento correto das palavras-chaves e otimizados dentro dos rankings de velocidade.

 O resultado?

Claramente criará um cenário em que serão criados dois tipos de negócio no mundo digital. Aqueles que são lembrados e aqueles que são esquecidos.

 

–> COMO SE PREPARAR?

Ter clareza nos objetivos da sua empresa e na estratégia de marketing de conteúdos será essencial para ser lembrado até pela IA. Além disso, será preciso manter a performance do seu site sempre de olho para garantir que ele está otimizado, rápido e sem problemas. Se você não sabe por onde começar esse trabalho, a HD.M conta com uma equipe dedicada a SEO para garantir que seu site funcione perfeitamente e seus conteúdos sejam otimizados.

3.   UM NOVO CAMINHO PARA O “SEM”

Mesmo que a Inteligência Artificial esteja ganhando força e adoção em diversos negócios, ela ainda é uma ferramenta muito cara para as empresas manterem sem rentabilizá-la. Pensando na competição dos motores de busca, Google x Bing, é possível prever que ambas aplicarão suas plataformas de Search Ads em resultados gerados por Inteligência Artificial.

 

Assim como o Google fez com o Youtube, habilitando as propagandas antes e durante de vídeos, e seus sites parceiros (que tenham o Google Ad Sense instalado) a tendência é que essa lógica seja aplicada a resultados gerados pela Inteligência Artificial.

 

Dessa maneira, o mix estratégico de mídia paga tomará uma nova forma, onde os especialistas do seu negócio precisarão decidir quais plataformas investir (Google ou Bing) e principalmente quais formatos publicitários serão criados. Transformando a forma como são montados os KPIs de marketing da empresa.

 

–> COMO SE PREPARAR?

Mesmo que esta parte de SEM para resultados de IA não esteja no ar ainda, é lógico esperar que ela estará em breve. Para isso, mapear suas palavras-chave, simular e entender quanto o seu mercado está investindo nas plataformas de mídia paga pode te dar uma noção do quanto realmente investir e planejar uma gordura extra para quando os Ads gerados por IA chegarem. Na HD.M a equipe de SEM ajuda nestas simulações para você ter mais noção do que esperar e quanto investir, além de criar e lançar suas campanhas.


UMA NOVA FRONTEIRA…

Todo este cenário está desenhando uma nova fronteira do Marketing Digital, ampliando as capacidades, análises e escopos dos projetos. A competição ficará cada vez mais acirrada e será preciso uma estratégia que se adapte a estes desafios.

De uma maneira geral, entendendo principalmente o que o seu público-alvo está buscando e COMO ele está buscando, trará mais clareza na hora de decidir qual o mix ideal de marketing de conteúdo, SEO e SEM seu negócio deve seguir.

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HD.M

Marketing Digital e Conteúdo 

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