Marketing de Influência | Estudo de caso

Taylor Swift na NFL: O que ela te ensina sobre Marketing de Influência

O fenômeno da música, agora é também o fenômeno da NFL, e você tem MUITO que aprender com isso!

Não é preciso dizer que a Taylor Swift é mais que uma cantora, ela é um evento do entretenimento. Em uma pesquisa conduzida em Março de 2023, foi constatado que 53% dos adultos americanos se consideram fans da cantora. 

No último dia 10 aconteceu o 53º Super Bowl e a cantora esteve presente para ver o namorado Travis Kelce, tight end do Kansas City Chiefs, ser campeão do torneio deste ano. Graças a ela, este Super Bowl foi o  mais assistido na história da NFL.

Neste artigo, nós vamos ver o que é possível aprender com esse episódio icônico na história do esporte. 

O PODER DO MARKETING DE INFLUÊNCIA

Com 281 milhões de seguidores no Instagram e 24.8 milhões no TikTok, não dá pra negar que a Taylor Swift alcança muitas pessoas ao redor do mundo e principalmente, tem uma base de fãs muito engajada com a vida da cantora.

Seu poder de influência já tinha dado sinais quando os números da sua última turnê, “Eras Tour”, saíram. Com 470 milhões de ingressos vendidos em 60 shows, foi a primeira turnê na história da música a atingir a marca de mais de 1 Bilhão de dólares em vendas.

Depois que ela começou a participar dos jogos do Kasas City Chiefs quem mais ganhou com a sua presença foi a NFL e o time do seu namorado.

Vamos aos números…

  • Em apenas UM jogo que a cantora apareceu, ela trouxe 27 milhões de pessoas para frente das telas, um número que só tinha sido atingido até então pela NFL no Super Bowl da temporada 2022 – 2023. 
  • Enquanto isso, o Kansas City Chiefs, viu as vendas da camiseta usada por Travis Kelce (número 87) aumentarem 400%!
  • O público FEMININO, que até então a liga americana não estava conseguindo aumentar a base, explodiu. Com um aumento de 53% na audiência de mulheres de 12 a 17 anos, 34% para mulheres acima dos 35 anos e 24% para mulheres entre 18 e 24 anos.

Agora que entendemos o poder que a cantora tem, vamos a TRÊS LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER SOBRE O MARKETING DE INFLUÊNCIA.

1. NÃO É SÓ CONTAR COM A INFLUÊNCIA DE UMA PESSOA.

Quando olhamos para a base de fans da Taylor Swift e para a base de fans da NFL, é muito difícil achar um elo que conecte eles. Geralmente, quem gosta da cantora, não cresceu se inspirando no Football Americano ou mesmo assistindo todos os jogos, acompanhando, fazendo estatísticas e tudo mais. 

Aqui, a sacada é muito simples:

Encontrar uma forma de contar uma história que conecte quem esta influenciadora está trazendo para perto de você, com o seu serviço ou produto. 

No caso da Taylor Swift, foi o amor!

Durante as transmissões foi possível acompanhar não só a cantora aprendendo tudo sobre o jogo com a mãe do Travis Kelce, como foi possível vê-la em alguns takes da transmissão vibrando, se preocupando, torcendo, se frustrando e se apaixonando pelo namorado.

Cada take desse, cada segundinho, foi proposital para criar uma história de amor ao nível “Romeu e Julieta” para toda essa nova base de fã que estava chegando.

Como aplicar isso na sua marca e serviço:

  • Antes de fechar um influenciador ou influenciadora, estude com quem ela ou ele se comunica, qual é o perfil do seu público-alvo e quais mensagens ela ou ele passam a seus influenciadores;
  • Depois dessa pesquisa, pense em como criar uma relação entre a sua marca e a personalidade. Como falamos anteriormente, a NFL explorou o AMOR entre a cantora e o jogador;

2. MANTENHA A COMUNIDADE ENGAJADA

Quando você trouxer o público da celebridade para perto de você, lembre-se, “Se não houver motivos para eles ficarem, eles não vão ficar”.

Pensando nisso, a própria NFL e o Kansas City estão se apoiando demais na venda das camisas do Travis Kelce e no podcast do atleta (“New Heights”). Quanto tempo isso vai sustentar o engajamento dos “Swifties” (como a base de fãs da Taylor Swift se chama) é muito cedo para dizer, mas você pode se preparar na hora de falar aplicar o marketing de influência no seu negócio.

Como aplicar isso na sua marca e serviço:

  • ESCREVA A HISTÓRIA! Claro que a NFL e o Kansas City só conseguiram “reagir” aos acontecimentos porque o namoro simplesmente “aconteceu”, no seu caso, um pouco de planejamento vai fazer bem. É simples, pense em uma historia com começo, meio e fim que você quer contar com esse influenciador. Lembrando que ela tem que conquistar seu público. Caso você precise de ajuda, nossa equipe pode prestar uma consultoria de 30 minutos para começar a escrever esta história.
  • PLANEJE SEUS CONTEÚDO! Agora que a história está escrita, planeje como contar essa história. Misture os conteúdos, planeje reels / vídeos, stories, carrosséis e posts para alcançar o máximo de pessoas possíveis. Nossa equipe também pode te ajudar produzindo ou planejando seus conteúdos. 

3. CRIE UMA VIA DE MÃO DUPLA

Assim como os Swifties foram assistir football americano, os apaixonados pelo esporte foram ouvir Taylor Swift (em média as mídias sociais da cantora subiram 2,5% – Com destaque para o TikTok que subiu 5,37%). 

Isso dá um sinal muito claro de que os dois lados se beneficiaram com a relação, e que também os dois lados precisam manter sua nova comunidade engajada. Será que teremos uma música da Taylor com letras no football americano?

Criar essa via de mão dupla não é necessariamente fácil, mas com a ajuda da HISTÓRIA que você vai criar para ativar a celebridade é possível.

Voltando ao nosso estudo, a Taylor Swift não só trouxe adolescentes jovens para frente da TV, ela as trouxe para o lado de seus pais que sempre tentaram convencer suas filhas a assistirem os jogos ao seu lado. Agora elas tem um motivo muito bom para isso! Criando uma conexão muito mais forte que aquela família agora tem, tanto com a NFL, como com a cantora. 

Para fazer sentido, a gente escreveu uma versão resumida da história para a NFL e para a Taylor, que se estiverem lendo este texto, podem nos contratar clicando aqui!

Veja como a “via de mão dupla” é construída de uma maneira muito mais pessoal:

  • No começo, a filha, para surpresa do pai, se sentou ao lado dele para ver o jogo porque sua cantora favorita estaria assistindo ao vivo. Eles adoraram aquele momento. No dia seguinte, ao levá-la para escola, o pai quis continuar aquele momento tão especial que ele está vivendo com a sua filha adolescente e toda sua rebeldia, então ele pede para filha colocar Taylor Swift no som do carro. A filha agora adora NFL, o pai ouve Taylor Swift, ambos seguem os perfis nas  redes sociais e, todo domingo eles se encontram no sofá para ver ao jogo.

Como aplicar isso na sua marca e serviço:

  • PLANEJE o que você quer medir, quais dados são mais importantes para medir a saúde desta relação, como está o engajamento entre os dois perfis e quais conexões mais profundas essa relação pode estabelecer;
  • Agora sim, fale com as celebridades escolhidas! 

 

Escrito por:

Henrique Della Coletta

Fundador da HD.M e especialista em Marketing Digital. Formado pela PUC – SP com pós-graduações em Marketing Digital e Gestão de Reputação na Era Digital. Apaixonado pela criatividade e por entender comportamentos sociais.

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